quinta-feira, 21 de abril de 2011

A ILÍADA, QUADRINHOS DE WALTER E EDUARDO VETILLO


(Bira Dantas)
Mais uma grata surpresa por parte dos irmãos Vetillo, chega ao mundo dos Quadrinhos e da Literatura.
Um trabalho bonito e bem resolvido por esta dupla que vem ganhando notoriedade no mercado editorial e de leitores.
O roteiro de Walter, bem estruturado e amarrado, prende a atenção do leitor.
O desenho demonstra todo o dinamismo que Eduardo desenvolveu ao longo de uma carreira firmada pelo extremo profissionalismo.

ONDE COMPRAR
Em todas livrarias especializadas do Brasil, HQMix Livraria (Pca Roosevelt, 142), em Sampa ou pelo site da editora:
http://www.lojacortezeditora.com.br/iliada.html
Autor: Homero
Adaptação: Walter Vetillo
Ilustrações: Eduardo Vetillo
Esta história envolvente e empolgante, repleta de deuses e heróis, vai encantar os leitores de todas as idades!

DEU NA WEB:
http://www.direcionalescolas.com.br/lancamentos-infanto-juvenis/a-iliada
Sinopse: Nesta adaptação de texto em forma de quadrinhos, o leitor é apresentado a uma obra-prima da Literatura Universal: A Ilíada. Escrito pelo poeta grego Homero, este poema épico narra os anos finais da Guerra de Troia. Após o rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, pelo príncipe troiano Páris, os gregos unem-se para lutar contra Troia. Chefiados pelo rei Agamenon, de Micenas, eles organizam uma formidável frota para conquistar a cidade e punir Páris e os troianos pela afronta. Neste conflito, gregos e troianos lutam bravamente, protegidos pelos deuses. Os gregos trazem o herói Aqulies, filhos de nereida Tétis e do rei Peleu, da Phthia. Por sua vez, os troianos contam com o auxílio do valente Heitor, filho de Príamo e Hécuba, reis de Tróia, e comandante da defesa da cidade. Uma história envolvente, empolgante,e repleta de deuses e heróis.

Ficha Técnica:
Título: A Ilíada
Autor: Homero
Adaptação: Walter Vetillo
Ilustração: Eduardo Vetillo
Editora: Cortez Editora
Nº de páginas: 48
Preço de referência: R$ 25,90

- A ILÍADA
http://www.osmelhoreslivrosaqui.com/2011/03/conheca-os-lancamentos-da-cortez.html
"A bela edição da Cortez Editora, para a obra-prima da Literatura Universal: A Ilíada, tem ilustrações de Eduardo Vetillo. Escrita pelo grego Homero, este poema épico narra os anos finais da Guerra de Troia. Após o rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, pelo príncipe troiano Páris, os gregos unem-se para lutar contra Troia. Chefiados pelo rei Agamenon, de Micenas, eles organizam uma formidável frota para conquistar a cidade e punir Páris e os troianos pela afronta.

E MAIS:
Livraria da Travessa
http://www.travessa.com.br/Eduardo_Vetillo/autor/A3AEB2C5-DB16-45C8-82F6-ED7A9CE3091B
Exkola
http://www.exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=48731700
Literatice
http://www.literatice.blog-se.com.br/conteudo/materia_prima/ver_materia_prima.asp?menu=MP&id_tipo=1&pg=7&id_post=187842&caller=/conteudo/materia_prima/list_materia_prima.asp
Estante Virtual
http://www.estantevirtual.com.br/qau/Eduardo-Vetillo-Vetillo

LEIA BATE-PAPO ENTRE EDUARDO VETILLO E WILDE PORTELA
http://vetillobrothers.blogspot.com/2010/09/1-hora-de-bate-papo-entre-titas.html

sexta-feira, 15 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DO DESENHISTA

Tatu-man (do cartunista Bira Dantas) homenageia todos desenhistas!
alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5594679153434361906" />




15 de Abril
Portal do Ilustrador
http://ilustradores.ning.com/forum/topics/dia-mundial-do-desenhista
“A data escolhida remete ao nascimento do mestre italiano Leonardo da Vinci
(em 1452), que usava o desenho como instrumento para compreender a realidade.”
A proposta do PORTAL DO ILUSTRADOR é movimentar esta data que representa um importante reconhecimento do nosso trabalho. Independente da área de atuação, traço ou estilo, queremos que o desenhista faça sua parte mostrando que este país tem muito mais profissionais, amadores e iniciantes nessa área do que se imagina.

A Proposta
Faça um encontro dos desenhistas da sua cidade no dia 15 de abril de 2011 (sexta-feira). Pode ser em um bar, restaurante, praça, casa de um amigo ou qualquer outro lugar, o importante é reunir os desenhistas (lembre-se que mais de uma pessoa já faz uma grande festa) e comemorar a data. Tirem fotos e enviem para o Portal do Ilustrador, criaremos um tópico especialmente sobre o Dia Mundial do Desenhista para divulgar todas as manifestações.
Faça também um vídeo, pode ser caseiro, queremos ouvir o que os desenhistas têm a dizer sobre a profissão. Na filmagem, responda as perguntas e declare-se:
- O que é ser desenhista para você? O que você mais aprecia na profissão?
Todos os vídeos serão postados no Portal do Ilustrador e, após o recebimento de todo o material, editaremos e faremos um “mini documentário”, que será divulgado na internet e ganhará o mundo!!!"

BLOG DO SIQUEIRA
http://siqueirarts.blogspot.com/2011/04/dia-mundial-do-desenhista.html

CAFE COM NANQUIM
http://cafecomnanquim.wordpress.com/2011/04/08/dia-mundial-do-desenhista-no-portal-do-ilustrador

BLOG DO PLEDRO LUNA NO JB
http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php

HUMBERTO PESSOA:
"Retratistas fiéis da realidade, autores de desenhos abstratos, caricaturistas, chargistas, ilustradores em geral, arquitetos, desenhistas projetistas. Não importa a especialidade, hoje o mundo homenageia esses profissionais que encantam com os seus traços. .
"Numa folha qualquer eu desenho um Sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva. E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva". Basta um lápis e uma folha de papel nas mãos de um desenhista para entender de onde veio a inspiração de Toquinho para a música 'Aquarela'. Afinal, a arte de transformar linhas, curvas, riscos e rabiscos em imagens compreensíveis (ou não, como é o caso dos desenhos abstratos), faz que o mundo comemore hoje o Dia Mundial do Desenhista.
A data escolhida remete ao nascimento do mestre italiano Leonardo da Vinci (em 1452), que usava o desenho como instrumento para compreender a realidade. Porém, essa manifestação estética já se expressava desde a pré-história, quando os homens a utilizavam com um contexto tribal-religioso. Nesse período acreditava-se que as imagens desenhadas nas cavernas e pedras possuiam alma própria e eram capazes de se tornarem reais, ou seja, o desenho estava mais ligado a um ritual místico do que a um meio de expressão.
Conforme os conceitos artísticos foram se separando da religião, durante a Antiguidade, o desenho foi conquistando o seu espaço e se consagrando como disciplina. Mas foi apenas com o período artístico conhecido como Renascimento que se iniciou uma preocupação com a sistematização da perspectiva. Nesse contexto o desenho se tornava elemento básico da criação artística para se obter a obra final - sendo seu domínio quase uma virtude secundária frente às outras formas de arte.Além de Leonardo da Vinci, artistas como Michelângelo Buonarroti e Albrecht Dürer são importantes representantes da arte renascentista.
Parabens!"
http://www.humbertopessoa.com
http://humbertopessoa.blogspot.com