segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

COMO FOI A PREMIAÇÃO ANGELO AGOSTINI





(Bira Dantas)
Tarde quente de sábado, Instituto Cervantes, avenida Paulista.
Na foto, Worney (AQC), eu e Bira.
Festa da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas SP.
Eduardo Vetillo emocionado, dedica seu troféu Angelo Agostini (Mestre 2010) aos pioneiros dos Quadrinhos no Brasil.
Uma grande honra para mim poder falar da importância do Vetillo no meu trabalho e no de tanta gente que foi definitivamente marcada por seu traço genial em gibis da Hanna-Barbera, Os Trapalhões, Disney, Spectreman, Chaves, Chet e nas recentes adaptações literárias em Quadrinhos. E mais honra ainda, colocar no Edu a medalha de Mestre, com a caricatura de Agostini, feita pelo Laerte, no brazão. É muita gente boa junto!
A surpresa foi ao discursar, ver o Mestre segurando três páginas de caricaturas feitas por mim.
http://caricasdobira.blogspot.com/2009_02_01_archive.html
Edu falou. E falou bonito dos seus Mestres... Falou da importância destes desbravadores que trilharam caminhos árduos, ao mesmo tempo em que iam abrindo essas trilhas com folhas, lápis, bicos de pena, pincéis, nanquim, tira-linhas e borrachas... e com trabalho, muito trabalho. Além da coragem e criatividade para criar espaços em editoras, jornais, TV. Aonde fosse possível. Assim foi sendo escrita a história das Histórias em Quadrinhos brasileiras.
Viva Angelo Agostini. Viva todos os outros que vieram depois, lutando com a mesma bravura e criando espaços, cada vez mais amplos, que desembocam em HQs primorosas como Palmares, O Guarani, Ilíada. Viva Edu Vetillo, Dag Lemos, E.C. Níquel, Elmano Silva, Novaes!
Palavras do mestre:
"Agradeço a todos que votaram em mim. É uma honra receber esta medalha das mãos do Bira. Dedico este prêmio aos pioneiros, que lutaram por espaço quando não havia nada, em especial ao Lírio Aragão, artista monumental, através de seu filho Marcos, também artista!"
http://www.estudiomil.com.br
Segundo Marcio Baraldi, o cartunista mais rock'n roll do Brasil:
"Bira Dantas entregou o prêmio a Eduardo Vetillo, que foi seu primeiro chefe e lhe ensinou muita coisa na profissão. Foi um bonito reencontro de aluno e professor."
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1297088662
Aqui, o Bira dá mais detalhes da premiação:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1297680504

Nenhum comentário:

Postar um comentário