terça-feira, 17 de janeiro de 2012

EX-ASSISTENTE VIRA MESTRE DO QUADRINHO NACIONAL


BIRA ESCREVEU:
"Ha' um ano, no Instituto Cervantes eu colocava esta medalha Angelo Agostini no meu mestre Eduardo Vetillo. Não imaginava que este ano, seria um dos homenageados com a mesma medalha.
Quero agradecer a todos que votaram em mim como Mestre. Foi uma grande surpresa ver a votação que recebi e uma grande honra entrar para este Panteão de (como meu mestre Eduardo Vetillo falou no ano passado) desbravadores do Quadrinho brasileiro. E estar ao lado de amigos (com longa estrada nos Quadrinhos) como Fernando Gonsales, Lourenço Mutarelli e Moacir Torres e' uma honra tripla!
Fiquei mesmo muito contente em receber esta honraria. Eu não fiz campanha. Quem fez, fez sem eu saber de nada! E agradeço pela consideração.
Sei que trabalhar e viver de Quadrinhos, no Brasil, não e' facil.
Mas tambem sei que NUNCA vivemos tempos tão propicios a Nona Arte como agora.
Dedico este premio a minha mulher e minha filha: Claudia e Thais tem acompanhado, incentivado e ate' ajudado (apagaram boa parte do lapis das paginas de meu D.Quixote e Thais pintou minhas tiras do Tatu-man por alguns meses)
Dedico este premio tambem ao Vetillo, de quem fui assistente no fim dos anos 70. Um valente batalhador das HQs, que emprestou sua arte a estudios como Ely Barbosa e Abril (com o outro mestre Primaggio Mantovi na liderança), montou seu proprio estudio para produzir o gibi do Chaves. E, em epocas de vacas magras, dedicou-se as ilustrações de livros, sempre pensando em voltar ao mercado dos Quadrinhos. E, ao voltar, desenha incansavelmente as historias maravilhosas de Zumbi, Maria Quiteria, Tiradentes, A Ilha do Tesouro, O Guarani, A Iliada e muito mais que vem no futuro.
Valeu Claudia, Thais e Edu!

Tem gente que critica a Premiação por causa das campanhas na internet. Dizem que isso pode causar distorções a ponto de um quadrinhista desconhecido (ou que publicou pouco) ganhar, apenas pelo fato de ter muitos amigos. E' um risco...
Tinha gente que criticava o AA porque varios ganhadores se repetiam (como o Baraldi e o Fanzine QI). Em reunião, a AQC mudou a regra e a partir do ano passado, temos o maximo de 3 premiações por pessoa (por categoria), lembrando que Mestre so' ganha uma vez (assim, não adianta votar de novo em Mauricio de Souza, Ziraldo, Vetillo, Emir Ribeiro, Shimamoto, pois eles ja' ganharam, ja' são Mestres).
Vejam, esta Votação e' a unica que aceita votos dos leitores de Quadrinhos. Isso e' um ponto BEM positivo, pois aceita o voto popular.
Eu ja’ fiz Campanha no ano passado. Para o Edu Vetillo e pro Dag Lemos como Mestres.
http://www.fotolog.com.br/art3_xpresion/79124344
O Vetillo (classico quadrinhista dos Trapalhões, Hanna-Barbera, Chet, Colt 45, Spectreman, Chaves, Urtigão) tinha publicado varios livros em Quadrinhos no ano anterior. Ele e o irmão Walter estão na Web...
http://vetillobrothers.blogspot.com/
Fiz campanha tambem para o Dag Lemos (amigo de Jayme Cortez) que teve escola em Campinas e publicou varias revistas de HQ, ia mudar pros EUA.
http://www.fotolog.com.br/art3_xpresion/79044872
Eu não mandei cedula pra ninguem. So’ contei a historia de cada um e falei da importancia da gente premiar quem esta’ vivo e e' importante pra historia da HQ no Brasil.
Eu pedi para que votassem e coloquei o endereco do Blog da AQC.
http://aqcsp.blogspot.com
GABRIEL BA':
http://10paezinhos.blog.uol.com.br
"Se você tiver um trabalho bom e não fizer nada, as chances de você ganhar são bem pequenas. Se você fizer uma super campanha viral pra que as pessoas votem em você, você pode sair premiado.
Muitos profissionais perderam a fé no Angelo Agostini e, consequentemente, não fazem campanha e não são lembrados ou premiados. É uma premiação que repete quase sempre os mesmos nomes (de gente que ainda se importa com o prêmio) e que premia muitos iniciantes e desconhecidos que convenceram muitos amigos a enviar um email com seus votos. A culpa não é dos organizadores do prêmio, nem de quem vota ou faz campanha, mas de quem não vota.
A única maneira de renovar a credibilidade do Angelo Agostini é votando, pois temos um mercado muito heterogêneo e, com mais variedade de votos, talvez possamos ter um resultado um pouco mais justo e condizente com os lançamentos do ano (...)
Eu e o Fábio temos 3 prêmios Angelo Agostini e o que eu mais gosto é o primeiro, que ganhamos como melhores roteiristas de 2004, pelo CRÍTICA. Gosto mais deste prêmio porque nós não sabíamos da existência do Angelo Agostini até vencê-lo (...)
Este foi um ano maravilhoso pro Quadrinho Nacional. Se a gente não souber dar valor a isso, o Prêmio Angelo Agostini sozinho não o fará."
BARALDI
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1297088662
"Sabem o que é o Prêmio Agostini? Uma verdadeira INSTITUIÇÃO do Quadrinho nacional, e de longe, abominem alguns ou não, a mais DEMOCRÁTICA."

Nenhum comentário:

Postar um comentário